Mestrado em Supervisão Pedagógica em Ensino das Ciências

26
Mai 08

      Confesso que este é um tema que me interessa bastante. De facto, a sociedade de informação em que hoje vivemos, traz-nos imensas vantagens. No entanto, as desvantagens e perigos espreitam constantemente. Especialmente as nossas crianças estão sujeitas a um número muito grande de situações, devido a falta de informação, mas também devido a pessoas sem princípios que recorrem a estas ferramentas para poderem ter contactos indevidos.

      A primeira vez que contactei com esta problemática, foi no último mês de Dezembro, quando assisti a um seminário  para professores, pais e alunos, intitulado "Riscos e Desafios dos Jovens na Net". Na primeira parte o convidado foi Tito de Morais, que coordena o site www.miudossegurosnanet.pt, que aconselho toda a gente a consultar. Na segunda parte os convidados foram dois inspectores da Polícia Judiciária.

      Embora tenha gostado imenso da primeira parte, tenho que admitir que a segunda parte superou as minhas expectativas. É que tive oportunidade de ouvir casos reais. Alguns destes casos são extremamente assustadores. De facto, os inspectores alertaram-nos para os perigos iminentes que o uso da Internet traz. Alertaram exaustivamente os pais e professores para estarem atentos ao comportamento dos filhos, nomeadamente à frente do computador. Alertaram também os alunos presentes para não contactarem com pessoas que não conhecem na Net. 

      Considero que com este tipo de seminários/palestras, podemos obter resultados muito positivos quanto à segurança nos meios informáticos. Por vezes é muito mais fácil para os nossos alunos e crianças, ouvirem pessoas entendidas na área, para perceber que comportamento a adoptar na Internet.
      Sugiro a consulta do site www.seguranet.min-edu.pt, onde há sugestões de extrema relevância, para alunos, pais, professores e escolas. Por exemplo, apresentam regras aos alunos para navegar em segurança:     
   "- tomes consciência que o computador é uma ferramenta que serve para comunicar de uma maneira positiva;
- saibas distinguir entre os conteúdos recomendáveis e não recomendáveis;
- tenhas consciência de que na Internet há pessoas de todo tipo, como em qualquer outro lugar;

- saibas reagir de maneira responsável e resolver possíveis situações de risco."

 

(Fonte: http://www.seguranet.crie.min-edu.pt/alunos)

     

publicado por anateresaa às 14:49
sinto-me:

Maio 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
15
16
17

18
19
20
22
23
24

25
27
29
30
31


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
VÍDEO DIGITAL
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO